Irmãs Carmelitas 
SOBRE A ASSOCIAÇÃO IRMÃS CARMELITAS FREIS CARMELITAS ORDEM SECULAR


Pensamentos de Elisabeth da Trindade


"A minha alma: santuário interior no qual vivo dia e noite com aquele que é o Amigo de todos os momentos"


"Que alegria crer que Deus nos ama até o ponto de habitar em nós, de tornar-se o companheiro de nosso exílio, o confidente, o amigo de todos os momentos!"

"Visto que é o amor que une a alma a Deus, quanto mais intenso é o amor, mais ela entra profundamente em Deus e concentra-se nele"

"A oração é o vínculo das almas"

"Pensa que tua alma é o templo de Deus, pois a todo instante do dia e da noite as três Pessoas Divinas habitam em ti. Quando se tem consciência disto, entra-se numa intimidade verdadeiramente adorável porque não estamos sozinhos"

"O humilde jamais colocará Deus demasiado no alto ou a si mesmo demais embaixo"

"A característica do amor é dar sempre e sempre receber"

"Se soubéssemos apreciar o valor do sofrimento, sentiríamos fome dele"

"A Trindade, eis nossa morada, nossa casa, a casa paterna que não devemos mais abandonar. Um dia o Senhor disse: O escravo não permanece sempre na casa, mas o filho aí mora para sempre"

"Não percamos um só sacrifício; há tantos que podem ser feitos durante um dia!"

"A característica do amor consiste em não procurar jamais a si mesmo, em não reservar nada para si, mas em dar tudo Àquele que se ama"

"Deus tanto amou a companhia da dor que a escolheu para seu Filho, e o Filho deitou-se neste leito para harmonizar-se com o Pai neste amor"

"Á luz da eternidade, a alma vê as coisas no ponto certo. Oh! Como é vazio tudo o que não foi feito para Deus e com Deus!"

"É preciso tomar consciência de que Deus se encontra no mais íntimo de nós e de enfrentar tudo com Ele. Então não somos nunca banais, sequer fazendo as ações mais comuns, porque não vivemos nestas coisas, mas vamos para além delas"

"Tambem o matrimonio é uma vocação. Quantos santos nele glorificaram a Deus"

"Acreditar que um Ser, chamado Amor, habite em nós a qualquer momento do dia e da noite e que nos pede que vivamos em comunhão com Ele. Eis o que transformou a minha vida num céu antecipado"

"Quanto mais nos damos a Deus, mais Ele se dá a nós"

"Dentro de mim ha uma solidão onde Cristo mora, a qual ninguem poderá tira-la de mim"

"Fazer a vontade do Senhor é o que ha de mais belo"

"Se tiveres que sofrer, pensa que és ainda mais amado e dize sempre:'obrigado'"

"Creio que o segredo da paz e da felicidade consista em esquecer-se, em desinteressar-se de si mesmos"

"Encare todo sofrimento e toda provação como uma prova de amor que lhe vem diretamente por parte do bom Deus para uni-la a Ele"

"Recolha-se no íntimo de sua alma e ali encontrará o seu Dileto pronto acumulá-la de tantos favores"

"No céu não poderemos mais sofrer por aquele que amamos. Por isso, aproveitemos agora cada um dos nossos sofrimentos para consolar nosso Dileto"

"Que alegre misterio a presença de Deus dentro de nós, neste intimosantuario das nossas almas, onde sempre podemos encontra-lo, tambem quando não experimentamos mais sensivelmente sua presença"

"Nosso lema deve ser estas palavras de São Paulo: 'Nossa vida está escondida com Cristo em Deus'"

"Vivamos de amor para morrer de amor e glorificar a Deus, todo amor".

"Quando sabemos envolver o sofrimento com a própria alegria, que deliciosa paz experimentamos"

"Quisera gritar a todas as almas e falar-lhes da vaidade, do nada de tudo o que passa quando não é feito para Deus".

"A meu ver, a alma mais livre é aquela que mais se esquece de si mesma. Se me perguntassem o segredo da felicidade, diria que consiste em não se preocupar mais consigo, desprendendo-se a todo momento".

"Que alegria crer que Deus nos ama até o ponto de habitar em nós, detornar-se o companheiro de nosso exilio, o confidente, o amigo de todos os momentos".

"'Deus em mim, e eu nele' deve ser o nosso lema. Que jubiloso mistério a presença de Deus dentro de nós, neste íntimo santuário das nossas almas ondesempre podemos encontrá-lo, também quando não percebemos mais sensivelmentea sua presença! Que importa o sentimento? Talvez ele esteja também mais perto, quando menos o sentimos"

"É aqui, no fundo da alma, que gosto de procurá-lo. Preocupemo-nos em não deixá-lo jamais sozinho, e em que a nossa vida seja uma contínua oração. Quem poderá, acaso, raptar-nos o nosso Bem-Amado ou distrair-nos daquele quenos tomou e nos fez totalmente suas? Como é grande a sua bondade!"

"Os seus sofrimentos agradam muito ao seu Bem-Amado, o qual se compraz em prolongá-los desta maneira. Eles constituem o sinal da sua predileção, da sua vontade de uni-la intimamente a si"

"Se ele nos prova, ocultando-se à nossa alma, é porque já sabe que o amamos demasiado para que o deixemos. Por isso, deixemos que ele ofereça também aoutras almas as suas doçuras e as suas consolações para atraí-las a si. E nós amemos esta obscuridade que nos aproxima dele"

"Se soubesse como às vezes sinto nostalgia do céu! Como gostaria de voar para lá, junto de meu Deus!"

"Percamo-nos nessa Trindade Santa, nesse Deus todo Amor, deixemo-nos transportar nessas regiões onde não há mais do que ele, só ele!"

"Pertencemos-lhe... deixemos que o nosso Bem-Amado nos tome e leve aondemelhor lhe aprouver... o meu coração não agüenta mais, pois está todopossuído por Ele! Mas o que estou dizendo? Ele não se apodera de nós para levar-nos para longe, Ele que está sempre dentro de nós: Ele, o 'Imutável', 'Aquele que é' (Ex 3,14)"

"Encontrei o meu céu na terra, nesta querida solidão do Carmelo onde estou a sós com meu único Deus. Tudo faço com ele e realizo todas as coisas com alegria divina".

"Oh! Sinto que todos os tesouros encerrados na alma de Cristo são meus e mesinto, assim, tão rica. Com que alegria e felicidade vou abeberar-me neste manancial em favor de todos aqueles que amo e que me fizeram tanto bem".

"Aqui não há nada, nada mais que ele somente. Ele é tudo, ele basta, só se vive dele e encontramo-lo por toda parte..."

"Quando se sente triste, diga-o àquele que tudo sabe, que tudo compreendee que é o Hóspede de sua alma. Pense que ele se acha dentro de você como numa pequena hóstia"

"Durante o dia, pense às vezes naquele que está dentro de você e que tem tanta sede de ser amado. É perto dele que você sempre me há de encontrar!"

"Veja só como é maravilhosa a união das almas! Devemos amar-nos acima de tudoo que é passageiro: então nada pode separar. Amemo-nos assim"

"Aconselho-a a simplificar o número de livros... Pegue o seu crucifixo, olhe-o, ouça-o. Você sabe que é ali que temos nosso encontro"

"Mesmo no trabalho, podemos rezar ao bom Deus: basta pensar nele. Então tudo se torna suave e fácil, porque não agimos sozinho, mas ali também Jesus está atuando"

"Amo sempre mais estas queridas grades que me constituem prisioneira do amor"

"Vivamos com Deus como com um amigo. Procuremos avivar a nossa fé para comunicar-nos com ele através de todas as coisas, pois assim conseguimos a santidade"

"Nós carregamos o céu dentro de nós, porque aquele que sacia os bem-aventurados, na luz da visão beatífica, entrega-se a nós na fé e no mistério"

"O abandono leva-nos a Deus. Eu sou muito jovem, mas às vezes me parece que já sofri muito. Então, nesses momentos de confusão, quando o presente meera tão doloroso e o futuro me parecia ainda mais obscuro, eu fechava osolhos e me abandonava como uma criança nos braços daquele Pai que está nos céus"

"Não basta deter-nos diante da cruz e contemplá-la, mas precisamos recolher-nos na luz da fé, elevar-nos mais alto e pensar que ela constitui o instrumento do amor divino"