Irmãs Carmelitas 
SOBRE A ASSOCIAÇÃO IRMÃS CARMELITAS FREIS CARMELITAS ORDEM SECULAR


Carmelo Nosso Senhor dos Passos

Carmelo Nosso Senhor dos Passos

Rua: Monte Carmelo, 78
Bairro: Cristo Rei

CEP: 93022-240 
São Leopoldo - Rio Grande do Sul

E-mail: carmelosleo@sinos.net
Tel-fax : (51) 3592-1441

O Carmelo de São Leopoldo, foi fundado pelo Carmelo de Porto Alegre. Estando completo o número das Irmãs de Porto Alegre pensaram em fazer uma fundação.

Uma das Irmãs, que era natural de São Leopoldo, informou o Bispo Dom Cláudio Ponce de Leão, que em São Leopoldo havia um terreno com uma Capela construída com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, pertencente a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos. O Bispo entrou em contato com o responsável que ficou muito contente e falou com os membros da Irmandade. Todos entraram em acordo e fizeram a doação da Capela e do terreno, para as Irmãs Carmelitas.

As três fundadoras Madre Maria de São Luiz, Irmã Petronila e Irmã Inês viajaram de Porto Alegre à São Leopoldo de Trem, no dia 04 de Janeiro de 1910. A Primeira Missa foi celebrada no dia 06 de Janeiro de 1910. Mais tarde veio de Porto Alegre a Noviça Irmã Ângela, reforçar a comunidade.

A pequena construção do Convento foi feita com a herança da Irmã Petronila, cuja família de São Leopoldo ajudou muito nos primeiros 40 anos.

As vocações foram surgindo de forma que em 1935, foi feita a fundação do Carmelo de Santa Maria, com as mesmas fundadoras Madre Maria de São Luiz e Irmã Petronila.

Em 1951, tendo crescido o número de religiosas, Madre Ângela fundou o Carmelo do Menino Jesus em Caxias do Sul.

Em 1989, Madre Maria Stella, fundou o Carmelo de Florianópolis. Atualmente a comunidade conta com 14 Irmãs.