Irmãs Carmelitas 
SOBRE A ASSOCIAÇÃO IRMÃS CARMELITAS FREIS CARMELITAS ORDEM SECULAR


Obrigado Senhor por nos permitir a VIDA!

Como é maravilhoso VIVER

Cada dia que vivemos é para nós um jeito bonito, único e particular de contemplar à Deus através de tudo o que nos é apresentado.

As atividades do nosso dia-a-dia são simples e cheias de amor. Através de nossas tarefas temos a oportunidade de amar e também de sentir o Amor que Deus tem por nós.

O Amor é a diferença! O amor está presente em tudo o que fazemos.

Nosso dia-a-dia é planejado de maneira equilibrada a fim de que possamos nos realizar como pessoas e assim poder experimentar a maravilha que é amar e ser amada.

Abaixo, a fim de que você possa nos conhecer melhor, descrevemos, através dos nossos testemunhos, algumas das atividades do nosso dia-a-dia.

LITURGIA:

Vivo o amor sendo Sacristã

"Ao arrumar a capela para Santa Missa sinto forte o amor de Jesus Eucarístico que me envolve. Entro em comunhão com a Santa Mãe Igreja."

"Gosto muito de arrumar a capela, arrumar vasos, deixar a capelinha arrumada e cheirosa. Porque ali está Jesus Eucarístico e tenho muito zelo por Sua casa."

Vivo o amor participando da Missa

"Como é bom, todos os dias, poder acordar e receber Jesus através da Eucaristia."

Vivo o amor ao celebrar a Liturgia das Horas.

"Gosto muito de participar da liturgia das horas (ofício divino). Porque os salmos expressam a vida e os sentimentos do povo de Deus. E nesta hora, através dos salmos, peço a Deus por eles."

ORAÇÃO:

Vivo o amor fazendo companhia para Deus.

"Através da oração me encontro com Deus que é a fonte da alegria e da realização pessoal."

"...quando eu estava 'fora' e participava de retiros ficava triste ao terminá-los pois sabia que voltaria ao corre-corre da vida. Eu sentia o desejo de viver em contínuo retiro. No Carmelo encontrei meu retiro. Acho tão lindo quando, ao toque do sino, as monjas deixam seu trabalho e vão para a oração!"

Vivo o amor através do silêncio.

"Ficar em silêncio, olhar o horizonte, contemplar e beleza que está ao nosso redor...esse conjunto harmonioso que compõe a paisagem...a mão da divina criação..."

"...escutamos silenciosamente Deus em nós, na Eucaristia, nas irmãs, na natureza e também na Palavra de Deus."

Vivo o amor por meio do sacrifício pessoal.

"É uma vida de sacrifício que não dói. Porque é uma vida em favor do próximo..."

"A carmelita não goza de muitas amizades, mas possui um Amigo que supre tudo isso."

"Não digo que deixamos muito, nem pouco. Deixamos tudo! Nossa vida é toda para Deus e Ele nos sacia plenamente..."

"Doamos nossa vida e ganhamos vida em Cristo. Dessa forma nos realizamos como pessoas e sentimo-nos profundamente realizadas e felizes."

RECREAÇÃO

Vivo o amor através da alegria.

"A recreação nos tem aproximado cada vez mais. Gosto da recreação porque vejo que ali nós ficamos mais próximas..."

"gosto muito do recreio...falar, brincar e trabalhar ao mesmo tempo..."

TRABALHO

Vivo o amor por meio do trabalho com as plantas e animais.

"Gosto de cultivar a terra, conviver com a natureza. Para mim é impossível não sentir a presença de Deus através do contato com as plantas e animais."

"Gosto muito de poder lidar com a criação porque através dela contemplamos o poder de Deus sobre o mistério da vida."

"...gosto muito também de estar no meio da natureza...colhendo uma fruta, aguando as plantas...porque Deus nos sorri através de tudo isso."

Vivo o amor ao cuidar da nossa casa.

"...uma outra coisa que gosto de fazer também é limpar a escada por onde passam todas as monjas. Para mim é Jesus quem sobe e desse aquelas escadas todos os dias..."

Vivo o amor através do serviço ao próximo.

"Gosto muito de servir minhas irmãs trabalhando na cozinha. Faço comida com amor, porque sei que em cada uma habita a Santíssima Trindade. São minhas 'Jesuisinhas'."

Vivo o amor vendo Deus até nas atividades mais difíceis.

"...gosto de limpara o carpir. É ali onde eu me sinto mais intima com Deus. Eu vou colocando para ele as sujeiras do meu coração. No meio daquela sujeira toda ele me diz as partes que devo ir melhorando..."

VIDA FRATERNA

Vivo o amor ouvindo as pessoas

"Gosto de ouvir e partilhar com as pessoas porque sinto a alegria da acolhida de Deus em minha vida e, assim, acolho à sua semelhança no próximo"

Vivo o amor me encontrando Deus e a mim mesma através do próximo.

"...gosto da vida fraterna porque ela é a imagem da vida Trinitária da Trindade. É por meio dela que aprendemos a sermos mais irmãs e a corrigir-nos fraternalmente..."